5 coisas que você precisa saber sobre "EA Sports UFC"

Dana White, presidente do Ultimate Figthing Championship (UFC), disse na apresentação da Electronic Arts que a luta foi o primeiro esporte a ser praticado pelo homem. Isso pode até ser verdade, mas também é verdade que esse é um esporte bem dolorido para os praticantes do MMA.
Entrar no octógono não é pra qualquer um, mas pelo menos nos games você pode experimentar a emoção do combate, ainda que só de brincadeira.
Segundo jogo de MMA da Electronic Arts e primeiro com o selo do torneio UFC, "EA Sports UFC" ainda está em estágio pré-alfa de produção e só chegará às lojas no segundo trimestre de 2014, com versões para Xbox One e PlayStation 4. É um longo caminho até lá, mas UOL Jogos assistiu uma apresentação do jogo na E3 2013 que destaca os seguintes pontos:
1. Começando do básico
Todo jogo da Electronic Arts possui um modo de carreira para criar um personagem. Isso vai se repetir em “EA Sports UFC”, e esse modo vai ensinar os princípios básicos, intermediários e avançados para se dar bem no octógono.
Mas se você não quiser passar por essa lenga-lenga e já entrar na pancadaria com os campeões reais como Anderson Silva e Jon Jones, existirá um modo de treino onde você aprende só o necessário para controlar seu lutador.
2. Luta emocional
Ninguém gosta de levar um soco na cara – isso dói muito. Para representar a dor da luta, a EA Sports promete que "UFC" terá uma série de animações com os rostos dos lutadores que vão mostrar, nos mínimos detalhes, a emoção da pancada. É muita cara feia, seja para o competidor que está desferindo o golpe, ou para o coitado que leva a pancada.
A produtora mostrou uma demo técnica que colocava o rosto de um lutador fazendo os mais diversos tipos de careta, seja de um golpe na canela, no rosto ou até mesmo provocando o adversário. Está nos planos da EA Sports fazer um escaneamento 3D dos lutadores para que essas reações sejam mais fiéis e realistas.
  • Reprodução
    Rosto do lutador refletirá o que está rolando no octógono.
3. Por baixo da pele
Os corpos dos combatentes representarão fisicamente o estado dos atletas. Os golpes de submissão vão deixar bem claro para os jogadores como seu personagem está suportando - ou não - as investidas.
O lutador pode ficar com o rosto vermelho durante um estrangulamento, indicando a falta de ar. Já um estiramento vai mostrar os tendões e músculos estirados e retorcidos. Essas ‘dicas’ servem para o jogador saber se está indo bem ou mal em uma luta, mostrando quando está prestes a ganhar ou o momento de desistir do combate.
Ampliar

EA Sports UFC5 fotos

1 / 5
4. Pensando como um lutador
Claro que levar um golpe pode ser complicado e até decisivo em uma luta, mas quando a coisa fica feia, um campeão de verdade pensa no que fazer para sair da encrenca.
Os lutadores controlados pela máquina vão ter um ‘plano B’ caso sua estratégia não esteja funcionando. Por exemplo, se um jogador é muito bom de submissão, o computador vai fazer de tudo para evitar ser derrubado. Caso isso não seja suficiente, a IA vai tentar virar o jogo e ganhar a luta no chão. Isso significa que não adianta ficar apertando botões a esmo: você vai ter que aprender a lutar 'de verdade'.
  • Reprodução
    Esmagar botões não vai funcionar em "EA Sports UFC".
5. Usando o octógono
Assim como no mundo real, a grade do octógono poderá ser utilizada de diversas maneiras, seja para atacar, seja para se defender. No ataque, seu lutador terá a chance de usá-la como apoio para um golpe, como um chute, e na defesa a grade pode evitar que você caia, impedindo uma submissão, por exemplo.
A grade faz parte da estratégia de combate e ela pode ser a chave para sua vitória ou derrota. Por isso que os oito cantos da arena vão responder aos lutadores de maneira realista, se deformando de forma precisa quando os lutadores se apoiam neles.
Só em 2014
Se cumprir as promessas de combate realista e estratégico, “EA Sports UFC” pode ser uma excelente representação do MMA - e de seu mais famoso torneio - nos videogames de nova geração. Mas ainda há muito trabalho pela frente, ainda mais se a produtora almeja chegar perto da meta hiperbólica de Dana White, que acredita que este será o "maior jogo de luta de todos os tempos".
"EA Sports UFC" roda no motor gráfico Ignite. O jogo chegará aos consoles PS4 e Xbox One no segundo trimestre de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário