E3 2013 - Ousado, "FIFA 14" muda radicalmente a mecânica no PS3 e X360


Após o anúncio do novo motor gráfico Ignite para o Xbox One e PS4, muitos jogadores do PS3, PC e Xbox 360 ficaram apreensivos sobre o possível desinteresse da produtora em arriscar grandes inovações para"FIFA 14" nessas plataformas.
Felizmente, esse não parece o caso. Em um teste realizado por UOL Jogos em maio, tivemos uma grata surpresa ao ver que além de oferecer novidades em sua versão para PS3 e Xbox 360, o jogo dá um salto considerável de inovações em relação ao ótimo mas conservador game de 2012.
Movimentos precisos
Logo de cara, a nova mecânica e a nova física de corrida e drible chamada 'Precision Movement' nos pregou uma peça: "FIFA 14"praticamente 'esquece' o modo de driblar dos anos anteriores e nos obriga a reaprender a conduzir a bola.

SEM CAI-CAI

  • Divulgação
    Se você espera um dia ver em "FIFA" jogadores caindo só pra simular uma falta inexistente, esqueça. "Não colocamos o ‘cai-cai’ no jogo primeiro, porque a FIFA não aprova. E segundo, porque nós também não achamos isso uma coisa legal. Cair fingindo que foi atingido? Isso não é uma coisa bacana", opina McHardy.
Como exemplo, o produtor do jogo e ex-atacante da seleção jamaicana Aaron McHardy mostrou como os jogadores paravam ao 'largarmos' o analógico.
"Antes, o jogador parecia uma estátua, agora, ele passa por um processo muito mais natural e  realista de desaceleração, diminuindo a passada gradativamente, até para evitar uma contusão", explicou o produtor.
"FIFA 14" apresenta um bate-bola mais bonito de se ver, mais dinâmico, mais ágil. Some a isso uma infinidade de possibilidades com dribles automáticos que deixam a partida com mais cara de futebol real e exige menos contorcionismos de dedos para fazer jogadas bonitas - por mais que comandos avançados ainda estejam lá para satisfazer os mais 'hardcore'.
Jogadores muito habilidosos, como Messi e Cristiano Ronaldo, conseguem cortar e correr para o lado oposto com muito mais explosão e animações realistas, tudo com comandos simples na alavanca de movimentação e no botão de corrida.
A movimentação em 360º faz com que os jogadores tenham um controle ainda mais eficiente do que o de anos anteriores.
"Você vê claramente o jogador mudar a direção do drible. Isso acaba com aquela má impressão robótica ao tentar, por exemplo, fazer uma trajetória circular com a bola. Você nota cada passo", explicou McHardy. "Da mesma forma que esses movimentos são realistas visualmente, essa inversão constante de giros, cortes, explosões e inversões de ângulos de dribles fazem com que os jogadores se cansem mais do que antes", alertou.
A nova animação para as passadas e corridas fazem que tudo em campo fique mais verossímil: os goleiros dão passinhos para trás ou para frente para fechar o ângulo ou encontrar a distância certa para pular na bola, e até o modo de correr e mostrar cartão dos árbitros ficou mais real.
A inteligência mais refinada dos jogadores faz com que ações inusitadas como deixar a bola passar para um colega em uma cobrança de lateral ou desviar de um lançamento para tentar surpreender o goleiro façam parte do jogo de forma mais ativa.
Por fim, mas não menos importante, notamos o quão implacável é o novo sistema de proteção da bola: Agora, o jogador protege a 'gorduchinha' de forma mais bruta para manter o domínio.
Por outro lado, quando estão com a bola nos pés, os atacantes também conseguem se livrar de investidas violentas como carrinhos por trás. "Fizemos animações específicas para o movimento de proteção. Você realmente ficará frustrado quando ver que o atacante escapou de sua investida", prometeu o produtor.

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